BLOG GARANHUNS ONLINE

http://3.bp.blogspot.com/-ovPE6JcG4fE/X-igV-aNM8I/AAAAAAAAGn0/3NzqsCPb7SAcp5NraHMi3b1pKzP2h068wCK4BGAYYCw/s560/UUUU.png

BLOG GARANHUNS ONLINE

6/recent/ticker-posts 1

SEXTA (27): Garanhuns recebe aula-espetáculo com obra de Villa-Lobos


Garanhuns recebe aula-espetáculo com obra de Villa-Lobos

Projeto “O Canto de uma Nação: Canções Típicas Brasileiras de H. Villa-Lobos”, do pesquisador e cantor lírico recifense Marcelo Ferreira, chega 
a Garanhuns nesta sexta-feira (27.07), às 16h, na Igreja de Santo Antônio. O 

circuito de aulas-espetáculo
no Estado começou no dia 21 deste mçes por Gravatá, passou por Recife e na próxima semana estará em Arcoverde.

Palestra multimídia sobre o surgimento da música nacionalista brasileira será apresentada pelo acadêmico, doutor pela Jacobs School of Music – Indiana University (EUA), será seguida por recital com dez canções interpretadas pela cantora Gleyce Melo e pelo pianista Vitor Philomeno. O projeto tem incentivo do Funcultura
/ Governo de Pernambuco.

Não é difícil para um brasileiro moderno, desde Villa-Lobos, identificar as características de sua nação traduzidas em som. O Brasil é referência musical no mundo e tem uma contribuição original e única para a música erudita. Porém, essa identidade sonora é muito mais recente do que se imagina. Durante os quatro primeiros séculos de existência do país, a música executada e eventualmente composta por aqui era moldada pelo gosto da nobreza europeia e pela ideia aristocrata de que a única cultura válida era a do velho continente. A grande virada história tem início na década de 20, pela obra de Villa-Lobos, incluindo a composição do primeiro ciclo de canções nacionalistas brasileiras.”

“Essa atitude começa a mudar no fim do século XIX, ironicamente por imitar a tendência nacionalista europeia, e mesmo assim sofrendo uma imensa resistência de um grupo de críticos e compositores que defendiam o modernismo e não consideravam digna, assim como também não conheciam a cultura brasileira. Nessa atmosfera de mudança, não só na música mas também no acesso do povo brasileiro as culturas interioranas ou até mais remotas, como possibilitado por expedições como a do Marechal Rondon, nasce Heitor Villa-Lobos, o nosso primeiro compositor nacionalista”, acrescenta Ferreira, que realizou sua pesquisa sobre este ciclo focando exatamente sobre esse processo de surgimento da música erudita nacionalista brasileira, como conclusão de seu doutorado em canto e história da música na Jacobs School of Music – indiana University, nos Estados Unidos, o maior programa acadêmico de canto e ópera do mundo.


Na obra “Canções Típicas Brasileiras”, Villa-Lobos harmoniza melodias coletadas em suas pesquisas e viagens, reunindo num único ciclo canções indígenas, canções religiosas de origem africana, um desafio de viola, uma embolada, uma canção de ninar dos caboclos do Pará, e ainda três modinhas. Dessa forma, de forma nunca antes vista, Villa-Lobos coloca todo o seu país em uma única obra musical erudita, criando assim um marco na música brasileira.

SERVIÇO

Aula-espetáculo “O Canto de uma Nação: Canções Típicas Brasileiras de H. Villa-Lobos”

Quanto: Gratuito

· 21/07 (sábado): Gravatá - 11h (Festival Virtuosi), Igreja Matriz de Sant'Ana

· 24/07 (terça): Recife - 19h30 (Conservatório Pernambucano de Música - Auditório Cussy de Almeida)

· 27/07 (sexta): Garanhuns - 16h (Festival Virtuosi), Igreja de Santo Antonio


· 30/07 (segunda): Arcoverde - 19h (teatro Geraldo Barros no SESC Arcoverder)



Postar um comentário

0 Comentários