Dia D da Diálise chama atenção para crise no setor



A falta de financiamento adequado para a diálise no Brasil vem provocando uma grave crise no setor, afetando principalmente o acesso dos pacientes ao tratamento. Atenta a essa realidade, a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) – Pernambuco, com o apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), promoverá um Dia D da Diálise, como parte da campanha nacional de valorização do setor "Vidas Importam: a diálise não pode parar". A ação acontecerá na quarta-feira (29), das 7h às 9h, no cruzamento da Avenida Agamenon Magalhães com Rua Paissandu, na Ilha do Leite. A ação acontecerá simultaneamente em diversas cidades brasileiras. “Contaremos com uma equipe formada por 60 pessoas que distribuirão panfletos informativos para a população. Nosso objetivo é alertar a população sobre a crise e buscar sensibilizar o Governo Federal para a necessidade de aumentar os investimentos no setor da diálise” afirma Wagner Barbosa, diretor regional da ABCDT em Pernambuco.

O repasse insuficiente para cobrir os custos operacionais com insumos importados e pessoal especializado estão impedindo as clínicas de investirem em expansão e novas tecnologias. Nos últimos anos, houve aumento de 71% no número de pacientes dependentes de diálise, enquanto o número de clínicas aumentou apenas 15%. O financiamento das clinicas de diálises privadas que são credenciadas a Rede Pública não tem reajuste a mais de doze anos. Com isso, algumas clinicas começam a apresentar sinais de sucateamento e não têm recursos para a renovação dos equipamentos.

O serviço continua sendo prestado aos pacientes, mas está na eminência de parar, pois a oferta do serviço começa a se tornar inviável. “Algumas clínicas já estão encaminhando os pacientes para a rede pública que, muitas vezes, não tem capacidade de atendimento. O quadro não se agravou ainda mais porque o Governo do Estado criou um programa de assistência à diálise que oferece o tratamento nos maiores hospitais da rede estadual e ainda tem conseguido manter o repasse das verbas federais em dia. Mesmo assim, o recurso tem sido bastante escasso para manter o serviço” lamenta WagnerBarbosa.

Serviço: 

Dia D da Diálise - "Vidas Importam: a diálise não pode parar" – 29 de agosto

Das 7h às 9h, no cruzamento da Avenida Agamenon Magalhães com Rua Paissandu, na Ilha do Leite.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma operação deflagrada pela DEIC culminou no confronto de onze suspeitos de cometer o assalto ao banco Bradesco de Águas Belas, Pernambuco,

Mortos pela polícia são Suspeitos de roubar bancos e até shopping; veja identificação

HOMEM E VÍTIMA DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM GARANHUNS