BLOG GARANHUNS ONLINE

http://3.bp.blogspot.com/-ovPE6JcG4fE/X-igV-aNM8I/AAAAAAAAGn0/3NzqsCPb7SAcp5NraHMi3b1pKzP2h068wCK4BGAYYCw/s560/UUUU.png

BLOG GARANHUNS ONLINE

6/recent/ticker-posts 1

GOVERNO DE PERNAMBUCO LANÇA NOVO EDITAL DO REGISTRO DO PATRIMÔNIO VIVO DE PERNAMBUCO



O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), está lançando o edital de inscrições para concorrer ao título de Patrimônio Vivo do Estado. O 14º Concurso do Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco – RPV-PE é destinado para pessoas físicas ou jurídicas e a seleção – ao final do processo são eleitos seis novos Patrimônios Vivos – resultará na concessão de uma bolsa de incentivo financeiro por parte do Governo Estadual. O valor é R$ 1.6000 (um mil e seiscentos reais) para pessoa física, ou seja, mestres ou mestras da cultura de Pernambuco; e R$ 3.200 (três mil e duzentos reais) para pessoa jurídica, ou seja, grupos tradicionais da cultura do estado. As inscrições poderão ser realizadas presencialmente, na sede da Secult-PE/Fundarpe, ou por correspondência, até o dia 10 de maio.

O incentivo financeiro concedido pelo Governo às pessoas e grupos da cultura visa reconhecer, estimular e proteger iniciativas que contribuem para o desenvolvimento sociocultural e profissional dos mestres e das mestras e grupos de notório saber, “almejando a transmissão de seus conhecimentos e de suas técnicas para alunos (as) ou aprendizes, através de programas de ensino e aprendizagem apoiados ou executados diretamente pela Secult-PE e Fundarpe”. Os candidatos não necessariamente precisam ser pernambucanos, mas precisam comprovar a sua atuação no Estado há, pelo menos, 20 anos.

A candidatura de um artista ou grupo não pode ser feita por eles próprios, mas por uma entidade que os represente. A entidade proponente da candidatura por ser: a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco; entidades sem fins lucrativos, ligadas à cultura e sediadas em Pernambuco há pelo menos 02 (dois) anos; e as câmaras de vereadores dos municípios pernambucanos.

“Ao passo que cabe ao Estado o reconhecimento e a proteção de um Patrimônio Vivo, cabem aos titulados um compromisso também com a transmissão dos seus saberes. Temos, na programação de diversas ações da Fundarpe, ao longo de todos esses anos de existência desse programa, um número expressivo de ações que envolvem a participação dos nossos Patrimônios Vivos. Estamos certos de que sem esse reconhecimento oficial, muito dos nossos saberes e de nossas tradições estariam caindo no esquecimento. É uma honra pro Governo garantir essa premiação”, avalia o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto.

O secretário Estadual de Cultura, Gilberto Freyre Neto, aponta que o registro dos Patrimônios Vivos vem, a cada ano, destacando e trazendo para a vitrine figuras importantíssimas que contribuíram para a construção de nossa identidade cultural. “São artistas das mais variadas linguagens, artesãos e artesãs, músicos, cineastas, criadores geniais de nossas tradições que, em muitos casos, estavam esquecidos e passam a fazer parte das ações, dos encontros, dos debates, contribuindo para formação das novas gerações e fortalecendo manifestações, práticas e saberes do nosso povo que não podemos deixar pra trás”.


Confira no portal Cultura.PE o link para o edital e seus anexos:





Confira todos os Patrimônios Vivos de Pernambuco:


Eleitos em 2005: Maracatu C. M. Leão Coroado (Olinda), Lia de Itamaracá (Itamaracá/Ciranda), Zé do Carmo (Goiana/ escultor e artes.), Sociedade Musical Curica (Goiana ), Manuel Salustiano (Olinda/Rabeca. Em memória), Manuel Eudócio (Caruaru/Artesanato. *Em memória), Mestre Nuca (Tracunhaém/artes cerâmica. *Em memória), Ana das Carrancas (Petrolina/artesanato. *Em memória), J. Borges (Bezerros/Xilogravura e Cordel), Dila (Caruaru/ Xilogravura e Cordel), Mestre Camarão (Recife/Forró. *Em memória) e Canhoto da Paraíba (Recife/Choro. *Em memória).


2006: C.A. C. O Homem da Meia Noite (Olinda), Índia Morena (Jaboatão/Circo) e José Costa Leite (Condado/Xilog. e Cordel).


2007: Fernando Spencer (Recife/Cinema. *Em memória), Zezinho de Tracunhaém (Artesanato), Confraria do Rosário (Floresta).


2008: Caboclinho 7 Flexas (Recife), Selma do Coco (Olinda. *Em memória) e Teatro Experimental de Arte (Caruaru);


2009: Clube Indígena Canindé (Recife), Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu e Maestro Nunes (Recife/Frevo. *Em memória)


2010: Maestro Duda (Recife/Frevo), Didi do Pagode (Recife/Samba) e Sociedade M. Euterpina Juvenil Nazarena - Capa Bode


2011: Galo Preto (Paulista/Coco e Embolada), Maracatu Estrela de Ouro de Aliança e Maria Amélia (Tracunhaém/Artesanato)


2012: Arlindo dos 8 Baixos (Recife/Forró. *Em memória), João Silva (Recife/Forró. *Em memória) e Associação Mus. Euterpina de Timbaúba


2013: Maestro Formiga (Recife/Frevo), Lula Vassoureiro (Bezerros/Artesanato), Sociedade M. 5 de Novembro - Banda Revoltosa (Nazaré);


2014: Lula Gonzaga (Olinda/Cinema), Troça C. M. Cariri Olindense e Mocinha de Passira (Feira Nova/Repente)


2016:Claudionor Germano (Recife/Frevo), Clube C. M. Seu Malaquias (Recife/Frevo), João Elias Espíndola (Poção/Renda), Sociedade Musical XV de Novembro (Gravatá), Zé Lopes (Glória do Goitá/Mamulengo) e Dedé Monteiro (Tabira/Cordel);


2017: André Madureira (Recife/Coreógrafo), José Pimentel (Recife/Arte Cênica), Dona Prazeres (Jaboatão/Parteira), Mestre Chocho (Jaboatão/Choro), Bacamarteiros do Cabo e Reisado do Inhanhum (Santa Maria da Boa Vista)


2018: Casa Xambá (Olinda/ Organização Religiosa), Cristina Andrade (Recife /Ciranda, Partoril), Banda Musical Saboeira (Goiana); Gonzaga de Garanhuns (Garanhuns /Reisado); Cavalo-Marinho Estrela de Ouro de Condado e Mestre Zé de Bibi (Glória do Goitá / Cavalo-Marinho).

Postar um comentário

0 Comentários