BLOG GARANHUNS ONLINE

http://3.bp.blogspot.com/-ovPE6JcG4fE/X-igV-aNM8I/AAAAAAAAGn0/3NzqsCPb7SAcp5NraHMi3b1pKzP2h068wCK4BGAYYCw/s560/UUUU.png

BLOG GARANHUNS ONLINE

6/recent/ticker-posts 1

Caravana da Saúde Bucal levará atividades à Garanhuns no próximo dia 10 de junho!




Dando continuidade às ações da Caravana da Saúde Bucal 2019, a sua terceira edição neste ano
acontecerá em 10, 11 e 12 de junho, contemplando os profissionais da equipe de saúde bucal de
Garanhuns (10), Palmares (11) e Barreiros (12) e de mais 40 municípios convidados a participarem dos
encontros.

 Além disto, as atividades da Caravana da Saúde Bucal se estenderão, também, à   população 
das cidades sedes através das ações de promoção da Saúde Bucal em comunidades locais, bem como à capacitação dos gestores municipais diretamente ligados à saúde bucal através de fórum voltado à captação de recursos junto ao Ministério da Saúde e inclusão e equidade.


As atividades da Caravana incluem palestras de atualização com os professores Cirurgiões-Dentistas Roberto Carlos Mourão Pinho (com o tema do atendimento de Pacientes com Necessidades Especiais), Jéssica Britto (Multidisciplinaridade do Serviço), com o coordenador de saúde bucal de Pernambuco, Paulo César Santos (Inovar para Somar); ações de promoção da Saúde Bucal em uma Escola Municipal local em cada uma das três cidades sede, onde os alunos receberão orientação acerca de hábitos de higiene bucal e detecção e prevenção de cárie por meio de aplicação de flúor; e, ainda, fórum voltado à capacitação dos coordenadores de saúde bucal/gestores municipais na captação de recursos junto ao Ministério da Saúde e inclusão e equidade.


Os profissionais de 40 municípios também estão convidados a participarem das ações nas cidades que sediarão as atividades.

Em 10 de junho, em Garanhuns, os municípios convidados são: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Iati, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha.


Em 11 de junho, em Palmares, os profissionais convidados são os dos municípios de Quipapá, São Benedito do Sul, Lagoa dos Gatos, Jaqueira, Maraial, Catende, Belém de Maria, Cortês, Joaquim Nabuco,  Amaragi, Primavera, Escada, Ribeirão, Gameleira.

Por fim, em 12 de junho, as atividades acontecerão em Barreiros e os municípios de Xexéu, Água Preta, Rio Formoso, Sirinhaém, Tamandaré e São José da Coroa Grande também estão convidados a participarem do encontro!


As ações nos municípios contam com o apoio das Prefeituras, com a concessão dos locais, bem como com o apoio da Coordenação de Saúde Bucal de Pernambuco, através da doação dos kits de higiene bucal distribuídos à população assistida nas ações sociais. Cerca de 2.300 pessoas, entre profissionais e população local, foram beneficiados com as passagens da Caravana nas suas duas primeiras edições de 2019.

PRIMEIRAS EDIÇÕES DE 2019

A Caravana da Saúde Bucal teve a sua primeira edição de 06 a 09 de maio. As ações aconteceram em quatro cidades que sediaram os encontros: Surubim, Limoeiro, Goiana e Igarassu e, também, contou com a presença também dos profissionais convidados dos municípios de João Alfredo, Machados, Vertente do Lério, Casinhas, Orobó, Bom Jardim, Cumaru, Salgadinho, Vicência, Passira, Buenos Aires, Nazaré da Mata, Tracunhaém, Carpina, Lagoa do Carro, Feira Nova, Lagoa de Itaenga, Paudalho, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Ferrer, Timbaúba, Itapissuma, Itamaracá, Araçoiaba, Abreu e Lima e Paulista. 


Também houve capacitação dos Gestores/Coordenadores de Saúde Bucal na captação de recursos junto ao Ministério da Saúde e inclusão e equidade e ações de promoção da Saúde Bucal nas cidades sede. 

As atividades nos municípios contaram com o apoio das Prefeituras, com a concessão dos locais,
bem como com o apoio da Coordenação de Saúde Bucal de Pernambuco, através da doação dos kits de higiene bucal distribuídos à população assistida nas ações sociais. Cerca de 1500 pessoas, entre profissionais e população local, foram beneficiados com a passagem da Caravana pelas Regiões.
A sua segunda edição aconteceu no final de maio, nos dias 29 e 30. Em 29 de maio, Profissionais e população do Cabo de Santo Agostinho receberam as atividades de atualização profissional e ações sociais voltadas à promoção de saúde bucal durante todo o dia na Escola Professor Antônio Benedito da Rocha, em Garapu, no Cabo. 40 profissionais do quadro da prefeitura municipal e 250 crianças participaram das atividades da Caravana.

Já em 30 de maio, a Caravana da Saúde Bucal realizou atividades destinadas aos profissionais de Jaboatão dos Guararapes. 110 profissionais participaram da atualização profissional através das palestras e 12 profissionais do quadro municipal participaram da ação social "vivendo e promovendo a  saúde bucal" na Escola Tempo Integral José Rodovalho, em Piedade. A orientação acerca de hábitos de higiene bucal e a detecção e a prevenção de cárie por meio de aplicação de flúor foram realizadas em 475 crianças. 
CARAVANA DA SAÚDE BUCAL DO CRO-PE

Projeto existente desde 2013, no qual equipe formada por integrantes da Diretoria do Regional junto a profissionais convidados percorrem cidades pernambucanas com cursos voltados à capacitação  e

atualização dos profissionais, bem como palestras educativas sobre ações diretamente ligadas à
Autarquia (fiscalização, processos éticos, inscrições e informações gerais sobre o exercício da
Odontologia no estado de Pernambuco). Nesta atual gestão (Biênio 2019-2021), a Caravana adquiriu
novo formato, incluindo nos trajetos percorridos ações sociais voltadas

à promoção da saúde bucal nos locais visitados e a capacitação dos gestores municipais diretamente
ligados à Odontologia, visando uma maior qualidade nos projetos desenvolvidos para oportunizar, assim, aumento na captação de projetos para os municípios.




Postar um comentário

0 Comentários