BLOG GARANHUNS ONLINE

http://3.bp.blogspot.com/-ovPE6JcG4fE/X-igV-aNM8I/AAAAAAAAGn0/3NzqsCPb7SAcp5NraHMi3b1pKzP2h068wCK4BGAYYCw/s560/UUUU.png

BLOG GARANHUNS ONLINE

6/recent/ticker-posts 1

(Ler Notícia) Caravana do Coração vai prestar atendimento cardiológico gratuito a crianças e gestantes de 21 cidades do Agreste de Pernambuco e capacitar profissionais de saúde



Foto: Divulgação

Além da busca ativa por crianças cardiopatas e atendimentos em nutrição, psicologia, odontologia, fisioterapia, enfermagem e arte-educação, 7ª Caravana do Coração inova com cuidado específico a pacientes que tiveram câncer e fisioterapia cardio pulmonar_

Nos dias 25 e 26 de outubro, a ONG Círculo do Coração, com apoio da V Gerência Regional de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e da Faculdade Uninassau, vai levar à cidade de Garanhuns, Agreste pernambucano, a 7ª Caravana do Coração, primeira a ser realizada no estado de Pernambuco. Uma equipe de 60 médicos e profissionais de saúde voluntários pretendem realizar consultas e exames gratuitos para a busca ativa e o tratamento de crianças cardiopatas. Os atendimentos acontecerão nos turnos da manhã e tarde na sede da Uninassau Garanhuns (R. Ernesto Dourado, 402, Heliópolis), beneficiando pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de todos os 21 municípios integrantes da regional (Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João e Terezinha), que somam um total de 534.793 habitantes, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

As crianças que tiverem cardiopatias detectadas serão encaminhadas para acompanhamento e tratamento pela ONG Círculo do Coração, sediada no Recife. Além da cardio pediatria, os pacientes receberão atendimento nas áreas de nutrição, psicologia, odontologia, fisioterapia, enfermagem e arte-educação. Nesta edição, serão implantados a fisioterapia cardio pulmonar e o tratamento especializado para crianças em tratamento concluído contra o câncer e que frequentemente têm a função cardíaca afetada pelos medicamentos. 

Com apoio da Secretaria Estadual de Saúde, serão oferecidos outros diversos serviços de saúde como atualização do cartão de vacinação, orientação quanto à caderneta da criança, avaliação nutricional e da saúde bucal, escovódromo testagem rápida e aconselhamento sobre doenças sexualmente transmissíveis.

O público alvo é toda a família, com destaque para crianças de 0 a 12 anos com sopro, ou pressão alta, ou dor no peito, ou que fica roxa, ou cansada, ou com dor de garganta frequente, ou com história de doença cardíaca na família. Gestantes entre 5º e 7º mês de gravidez, com história de aborto, ou que filho anterior morreu após nascimento, com doença cardíaca, ou com mais de 40 anos, com pressão alta antes da gestação e crianças e jovens de até 19 anos que concluíram tratamento contra o câncer

Na ocasião, estudantes universitários da área de saúde e profissionais de saúde dos municípios também serão capacitados, com a ideia de alertar para as doenças cardíacas na infância, a importância da triagem para essas doenças, formando parceiros neste trabalho pelo diagnóstico e tratamento precoce das cardiopatias, que acometem uma em cada cem crianças no mundo.

A Caravana é realizada com o apoio de diversos parceiros como a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), a V Gerência Regional de Saúde, a Faculdade Uninassau, Mãe Coruja, o Real Hospital Português (RHP) por meio do Real Lab e do Centro de Ensino e Pesquisa , o Lika - Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), , Sesc Garanhuns, Mosteiro de São Bento, Seminário de São José ,Gerência Regional de Educação de Garanhuns, IPA, prefeituras de 21 municípios da V Geres, além de diversas pessoas físicas e jurídicas.

HISTÓRIA - A Caravana do Coração é uma ação promovida pela Rede de Cardiologia Pediátrica (RCP), criada em 2011, dentro do escopo do convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba e o Círculo do Coração (CirCor), Organização Não Governamental (ONG) pernambucana de apoio a famílias de crianças cardiopatas, que integra a holding Célula C. Fazem parte ainda da Célula C a Unidade de Cardiologia Materno-Fetal (UCMF), centro especializado no diagnóstico e tratamento de fetos, crianças e adultos com cardiopatia congênita, e o centro de estudos e pesquisas (CADUCEUS), responsável pela formação de profissionais de saúde. As três instituições, duas delas sediadas no Hospital Português do Recife, trabalham há 25 anos em conjunto para modificar o perfil da doença cardíaca na Região Nordeste do Brasil. A ONG atua em sede própria, localizada na Rua Nossa Senhora da Glória, 203, Campo Grande, Recife. 

O Convênio de Colaboração Técnico- Científica foi estabelecido para estruturar assistência a crianças cardiopatas na Paraíba, utilizando a metodologia LEGOS (Liderar e Empoderar Grupos para Otimizar Soluções) que exprime a filosofia de trabalho da Equipe Célula C, como instrumento para promover a assistência a estas crianças e a capacitação continuada de profissionais de saúde. Com excelência e compromisso ético e humano, além da capacitação de muitos profissionais de saúde e o atendimento de inúmeros pacientes, a RCP tem realizado a triagem e assistência a crianças carentes de 21 maternidades da Paraíba, estabelecendo um modelo de trabalho pioneiro, via telemedicina, com quase 200 mil pacientes avaliados.

O atendimento neonatal foi consolidado, mas pacientes anteriores à formação da RCP continuavam sem acesso. Diante da necessidade de realizar uma busca ativa de crianças cardiopatas no Estado, em 2013 foi lançada a Caravana do Coração, uma ação para promover a visita de profissionais de saúde, educação e tecnologias da informática aos centros integrantes da rede e assim realizar ações médicas, sociais e educativas simultâneas, além de avaliar a conformidade técnica dos centros com as normas do projeto.

Com informações da Patrícia Fonseca - Assessoria de Comunicação da ONG Círculo do Coração

Postar um comentário

0 Comentários