A temporada 2019 do evento ‘A Magia do Natal’ foi aberta oficialmente na noite desta sexta-feira (8), em Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco. A festa, que segue com programação cultural até o dia 31 de dezembro e decoração temática até 06 de janeiro, reúne mais de 160 apresentações, entre atrações nacionais, regionais e locais. A cerimônia de abertura reuniu milhares de pessoas em frente ao principal polo do evento, o Palácio Celso Galvão, no centro da cidade. Durante o espetáculo, o público ainda conferiu o acender das luzes das principais vias de Garanhuns e a abertura das praças do Relógio de Flores e da Fonte Luminosa. São mais de 2 milhões de pontos de LED espalhados pela cidade. 


A abertura começou com a apresentação da Orquestra Manoel Rabelo (Omara), genuinamente garanhuense e reativada em 2013, que recebeu a plateia. A cantora Andrea Amorim e o ex-vocalista da banda Calcinha Preta, Rogério Valença, foram convidados especiais da Omara e apresentaram a música “How Can I Go On”, da banda britânica Queen. Em seguida, o prefeito Izaías Régis cumprimentou o público e destacou a relevância econômica, turística e cultural que o evento tem no calendário brasileiro. “Minha alegria em ver Garanhuns hoje me deixa sem palavras. Eu só tenho a agradecer, ver Garanhuns lotada de turistas, a cada ano, e movimentando a economia da população”, destacou. 




O gestor também enalteceu e agradeceu aos envolvidos na produção da festa. “Já estamos na sétima edição desse grandioso Natal, que começou pequeno, mas com a ideia de ser grande, de crescer, e cresceu. Vejam quantas pessoas envolvidas e dedicadas para fazer esse Natal, que começou pelas mãos da minha esposa, Socorro Régis, e minha filha Michelle. Aqui no palco, agora, estão os artesãos. Mulheres e homens empenhados em deixar nossa festa tão bela, cheia de luz e encanto”, completou, em reverência ao grupo de artesãos. 

No momento, também foram entregues placas em homenagem ao idealizador do evento, o prefeito Izaías Régis, e a equipe pioneira de ‘A Magia do Natal’, sendo a primeira-dama, Socorro Régis, a administradora e filha do gestor, Michelle Régis, a ex-secretária de Turismo, Gerlane Melo, a ex-secretária de Cultura, Cirlene Leite, a secretária de Comunicação Social, Jacqueline Menezes, e a associação da Casa do Artesão. 

Durante a abertura, artistas em pernas de pau falaram sobre o nascimento de Jesus. O público também conferiu o espetáculo “João e Maria em um sonho de Natal”, que reuniu música, teatro, dança e literatura em uma só apresentação; produzido pela Companhia Fisa D’Arte, formada por Isabel Bortnik e Filipe Bortnik, a peça é uma adaptação natalina do conto de João e Maria, que vão à floresta em busca do Papai Noel e passam por diversas aventuras. Ao final do espetáculo, a cantora Andrea Amorim apresentou o Papai Noel de Garanhuns ao público e encantou quem estava presente com as músicas oficiais, criadas para a festa, sendo elas: “Papai Noel arrasando na avenida”, “Vem viver esse sonho” e “Bate o sino”. 

Encerrando a noite, a atração surpresa, a cantora Amanda Back levou ao palco um show de Música Popular Brasileira (MPB) com Marcos Cabral e Aldecy Souza. O show contou com a participação dos cantores garanhuenses Belinha Lisboa, Celino Melo, Karla Cybele, Léo Barros e Paula Viller. Músicas como “Asa Morena” (Zizi Possi), “Trem das Onze” (Demônios da Garoa) e “Evidências” (Chitãozinho e Xororó) fizeram parte do repertório da apresentação.

Decoração — Quem chega pela principal via de acesso a Garanhuns, já pode encontrar o pórtico localizado na BR-423, decorado com detalhes dourados, amarelos e vermelhos. Ao longo da cidade, diversos pontos recebem ornamentação natalina, como a Praça Tavares Correia, em que o público pode encontrar o Relógio das Flores. A decoração do espaço conta com elementos tradicionais como árvores, guirlandas e presentes, a ornamentação também traz o cenário de uma antiga vila natalina com personagens e carros de época. O ponto turístico revela uma homenagem especial aos turistas que abraçam o evento, com personagens passeando pelo espaço. Ideal para fotografias, a praça conta com uma guirlanda gigante e túneis de espelhos que passam a ilusão de ótica com vários reflexos. Escorregos, balanços acessíveis para pessoas com deficiência física e outros brinquedos interativos. O incentivo à leitura também será trabalhado, com um cenário cheio de mensagens sobre a cidade. Estudantes da Rede Municipal de Ensino e o público em geral poderão conferir contações de histórias e intervenções literárias no local durante a festa natalina. Em frente à Praça Tavares Correia, um brilho especial toma conta da avenida Rui Barbosa, com árvores iluminadas e anjos que anunciam a chegada da festa. 

Chegando à Praça Souto Filho, conhecida popularmente como Fonte Luminosa, o lado lúdico do Natal é percebido com um jardim cheio de flores, carrosséis, balanços, escorregos e casas em miniaturas, além da maior árvore de Natal da festa que, este ano, mede mais de 17 metros. Fadas, gnomos, duendes trazem a proposta do lado mágico da festa. A praça também trará iluminações de led, com portais iluminados. A Fonte Luminosa também trará uma mensagem de sensibilização quanto à preservação do meio ambiente. 

Na avenida Santo Antônio, a temática religiosa está presente na decoração. Bíblias gigantes com versículos que contam o nascimento do menino Jesus também estão instaladas na avenida. Uma homenagem aos artistas de Garanhuns, com peças em formato de notas e instrumentos musicais com detalhes dourados também é vista. A Casa do Papai Noel, localizada em frente ao Palácio Celso Galvão, receberá as crianças, que poderão visitar o Bom Velhinho após os tradicionais desfiles durante os finais de semana.

O Palácio Celso Galvão, sede do Poder Executivo Municipal, emociona a todos, com a representação do nascimento de Cristo. O prédio histórico apresenta o presépio montado com os animais, os reis magos, o pastor com a ovelha, todos indo ao encontro de Jesus, além de anjos anunciando o nascimento, e Maria e José na parte superior com o menino Jesus na manjedoura, totalmente iluminados, celebrando o verdadeiro sentido do Natal. 

Durante a montagem da ornamentação, em média 120 pessoas, entre servidores da Prefeitura e contratados, trabalharam na confecção e manutenção de peças de personagens construídos com fibra de vidro, porcelana, madeira, ferro, entre outros materiais, espalhados nas praças, parques e pontos turísticos de Garanhuns. 

No quesito iluminação, estão sendo utilizados mais de 30 mil metros de mangueira de LED, mais de 45 mil metros de cordão de LED estático, mais de 2 mil metros de fitas de LED’s, além de cerca de 500 tubos de iluminação com tecnologia de LED nos tamanhos variados, entre 20 centímetros a 1 metro. A decoração conta com mais de 1.000 piscas do tipo ‘Strobo’, e aproximadamente 500 peças de iluminação, sendo elas refletores, spots, lâmpadas e outros. São mais de 2 milhões de pontos de LED. 

Programação — A programação da festa trará grandes nomes da música nacional ao Palco Prefeitura, principal polo do evento, que concentra apresentações nas sextas-feiras, nos sábados e domingos do período. Além de corais, encenações teatrais, ballet, pastoris, xaxado e reisados, o polo, instalado em frente ao Palácio Celso Galvão, receberá os shows nacionais de Quinteto Violado (16/11), Adilson Ramos (23/11), Os Incríveis (30/11), Elymar Santos (07/12), The Fevers (14/12), Leonardo Sullivan (20/12), Marina Elali e Maestro Eduardo Lages (21/12), José Augusto (21/12) e Altemar Dutra Júnior (28/12). 

Ao todo, mais de 160 atrações vão passar pelos polos da Prefeitura, bairros, distritos, comunidade quilombola de Estivas e nos desfiles de Papai Noel. A grade da festa é formada por mais de 90% de grade local (sendo elas atrações artísticas locais, atrações institucionais locais e desfiles de Papai Noel). 

Nos bairros e comunidades da área urbana, a programação natalina será levada semanalmente, nas terças e quintas-feiras, sendo contemplados os bairros Cohab III (12/11), Magano (14/11), Várzea (19/11), Boa Vista (21/11), Liberdade (26/11), Vila do Quartel (28/11), Indiano (03/12), Brasília (05/12), Cohab II (10/12) e Parque Fênix (12/12). Nessas localidades, as apresentações iniciarão sempre às 18h. Já nos distritos de Garanhuns, ‘A Magia do Natal’ chega em três quartas-feiras, com início em São Pedro (27/11), Iratama (04/12), Miracica (11/12), além da comunidade quilombola de Estivas (18/12), situada a cerca de 10km do centro da cidade.

Desfile do Papai Noel — A partir de amanhã (09), o desfile do Papai Noel já passará pela avenida Santo Antônio, logo após a apresentação da Ave Maria com a cantora Andrea Amorim, pontualmente às 18h. Sempre aos sábados e domingos, o desfile contará com 10 carros alegóricos e cerca de 150 personagens, compostos por crianças dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras’s), o Papai Noel e ajudantes. Diversos temas serão trabalhados nos carros alegóricos do desfile, como anjos, o presépio, pórtico da cidade, jardim de natal, música, carro com bonecos de neve, carro das bengalas, carros formados por casas em miniatura que representam as famílias da cidade, um carro com tambores de natal e um trenó, que será levado por quatro renas fictícias.

Além dos carros, o Trem de Passeio do Papai Noel também irá desfilar com três vagões. Este ano, serão realizados 15 desfiles de até uma hora e vinte minutos de duração, totalizando cerca de 25 horas de apresentações durante a festa. Cerca de 60 pessoas atuam na equipe de assistência logística do desfile. 

A programação completa está disponível no site da Prefeitura de Garanhuns (garanhuns.pe.gov.br), nas páginas oficiais da Magia do Natal (Instagram: @amagiadonataldegaranhuns; Facebook: /AMagiadoNatalGaranhuns) e nas páginas da Prefeitura de Garanhuns (Instagram: @prefgaranhuns; Facebook: /PrefeituradeGaranhuns).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasil tem cinco milhões de pessoas superendividadas


Por Agencia Brasil

“Em oito meses minha dívida com eles cresceu mais de cinco vezes. Eles chegaram a bater na minha casa, criando constrangimento. Tinha noites que eu não dormia achando que eles iam penhorar e leiloar o meu imóvel.” O depoimento é da bancária aposentada Lindaura Luz (nome fictício) que, nos últimos anos, acumulou dívidas de empréstimos consignados, cheque especial e cartão de crédito com dois dos maiores bancos privados do país, após perder parte de sua renda mensal, com o término do aluguel de uma loja na avenida W3 Sul, em Brasília, que herdou após a morte do marido.

Os pesadelos e a visita incômoda de cobradores acabaram quando Lindaura procurou a Justiça para forçar a renegociação das dívidas que tinha junto a dois dos maiores bancos privados do país. O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania Superendividados (Cejusc) do Tribunal de Justiça do DF e Territórios mediou reuniões entre credores e a ex-bancária. As dívidas foram amortizadas e reparceladas. Parte foi quitada e parte está com pagamento em dia.

A história de Lindaura Luz é ilustrativa dos casos de superendividamento no Brasil. Segundo levantamento, ainda em finalização, do Banco Central (BC), há cerca de cinco milhões de pessoas superendividadas em um universo de 83 milhões de tomadores de empréstimo (6% do total).

De acordo com apresentação feita por técnicos do Bacen em evento do Cejusc, em Brasília (31/10), e em simpósio da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), no Rio (10/10), o risco de superendividamento é maior quando o mutuário acumula mais de uma modalidade de crédito.

De acordo com apresentação feita por técnicos do BC o risco de superendividamento é maior quando o mutuário acumula mais de uma modalidade de crédito. Em junho de 2019, conforme dados expostos pelo BC, 10 milhões de tomadores de crédito estavam em atraso com seus compromissos. Mais de 9 milhões de pessoas tinham pelo menos mais de uma modalidade de dívida. Dessas, a situação de superendividamento atingia, então, mais da metade (55%) dos endividados.

A condição de superendividamento não tem necessariamente relação com as taxas inadimplência (dívida em aberto há mais de 90 dias). Conforme a página de estatísticas monetárias do site do Banco Central, naquele mês a taxa de inadimplência do crédito consignado era de 3,6% e da aquisição de veículo, 3,3%. O não pagamento em dia do crédito pessoal atingia 7,4%; do cheque especial, 14%; e do rotativo do cartão de crédito, 33,5%.

Gabaritos do Enem serão divulgados no dia 13 de novembro




Por Agencia brasil
Os gabaritos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgado no dia 13 de novembro, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep). Os participantes fazem hoje (3) as provas de redação, linguagens e ciências humanas. No dia 10, fazem as provas de matemática e ciências da natureza.

Desde as 18h30 deste domingo, os estudantes já podiam sair dos locais de prova com os Cadernos de Questões do Enem, o que ajuda na hora de conferir os gabaritos.

No dia 13, os participantes poderão acessar os gabaritos pelo portal do Inep ou pelo aplicativo do Enem. No total, são seis gabaritos para cada dia e seis Cadernos de Questões, de acordo com as cores da prova e opções acessíveis.

Segundo o Inep, os candidatos deverão ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação.

Mesmo com o gabarito em mãos, não será possível saber a nota final do Enem. Isso por que o sistema de correção da prova, que segue a chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI), não atribui um valor fixo para cada questão.

Os resultados individuais do Enem 2019 serão divulgados também na Página do Participante ou no aplicativo do Enem, em data a ser anunciada, a partir de consulta com CPF e senha. A previsão é de que ocorra em janeiro. 

De acordo com o Inep, o resultado dos participantes eliminados não será divulgado, mesmo que eles tenham realizado o Enem nos dois dias de aplicação. Para os treineiros, que fazem o exame para autoavaliação de conhecimentos, a consulta só será liberada 60 dias após a divulgação dos resultados.

Caixa começa a receber apostas para a Mega da Virada


Por Agencia Brasil

A Caixa Econômica Federal começou a receber, hoje (11), as apostas para a Mega da Virada 2019. A estimativa de prêmio para quem acertar as seis dezenas do concurso 2.220 da Mega-Sena é de R$ 300 milhões. O sorteio será realizado no dia 31 de dezembro.

Como nos demais concursos especiais, o prêmio principal da Mega da Virada não acumula. Caso nenhuma aposta seja premiada com os seis números, o prêmio será rateado entre os acertadores de cinco números ou, ainda não havendo ganhador, de quatro números.

As apostas do concurso especial custam o mesmo valor da Mega-Sena regular, R$ 4,50, e podem ser feitas por maiores de 18 anos em qualquer lotérica do Brasil, usando o volante específico da Mega da Virada. Também é possível apostar pelo portal Loterias Online e pelo aplicativo Loterias Caixa, disponível para usuários da plataforma iOS. Os titulares de conta corrente na Caixa ainda podem fazer suas apostas utilizando o Internet Banking.
Bolão

Os apostadores da Mega da Virada também podem concorrer nos bolões. Basta formar um grupo, escolher os números da aposta, marcar a quantidade de cotas e registrar em qualquer uma das lotéricas do país. Ao ser registrada no sistema, a aposta gera um recibo de cota para cada participante que, em caso de premiação, poderá resgatar a sua parte do prêmio individualmente.

Os bolões da Mega têm preço mínimo de R$ 10. Porém, cada cota não pode ser inferior a R$ 5. É possível realizar um bolão de no mínimo duas e no máximo 100 cotas. O apostador também pode adquirir cotas de bolões organizados pelas lotéricas. Basta solicitar ao atendente a quantidade de cotas que deseja e guardar o recibo para conferir a aposta no dia do sorteio. Nesse caso, poderá pagar uma tarifa de serviço adicional de até 35% do valor da cota, a critério da lotérica.

Bolsonaro assina medida provisória que extingue o Dpvat


por Agencia brasil

O presidente Jair Bolsonaro assinou hoje (11) medida provisória (MP) extinguindo, a partir de 1º de janeiro de 2020, o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por veículos automotores de via terrestre, o chamado Dpvat. De acordo com o governo, a medida tem por objetivo evitar fraudes e amenizar os custos de supervisão e de regulação do seguro por parte do setor público, atendendo a uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU).

Pela proposta, os acidentes ocorridos até 31 de dezembro de 2019 continuam cobertos pelo DPVAT. A atual gestora do seguro, a Seguradora Líder, permanecerá até 31 de dezembro de 2025 como responsável pelos procedimentos de cobertura dos sinistros ocorridos até a da de 31 de dezembro deste ano.

“O valor total contabilizado no Consórcio do Dpvat é de cerca de R$ 8,9 bilhões, sendo que o valor estimado para cobrir as obrigações efetivas do Dpvat até 31/12/2025, quanto aos acidentes ocorridos até 31/12/2019, é de aproximadamente R$ 4.2 bilhões”, informou o Ministério da Economia.

De acordo coma pasta, o valor restante, cerca de R$ 4.7 bilhões, será destinado, em um primeiro momento, à Conta Única do Tesouro Nacional, em três parcelas anuais de R$ 1.2 bilhões, em 2020, 2021 e 2022.

“A medida provisória não desampara os cidadãos no caso de acidentes, já que, quanto às despesas médicas, há atendimento gratuito e universal na rede pública, por meio do SUS [Sistema Único de Saúde]. Para os segurados do INSS [Instituto Nacional do Seguro Social], também há a cobertura do auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, auxílio-acidente e de pensão por morte”, acrescentou o ministério.

A MP extingue também o Seguro de Danos Pessoais Causados por Embarcações, ou por sua carga, a pessoas transportadas ou não (DPEM). Segundo o ministério, esse seguro está sem seguradora que o oferte e inoperante desde 2016.

Motorista é flagrado desrespeitando a Lei do Descanso em Serra Talhada



Um motorista de caminhão que transportava 15 toneladas de cenoura foi autuado nesta terça-feira (29) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) por desrespeitar a Lei do Descanso do Motorista, em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. O homem havia descansado apenas 3h30 nas últimas 24h, quando deveria ter descansado no mínimo 11 horas.

Durante a abordagem no quilômetro 405 da rodovia, os policiais verificaram o tacógrafo e constataram a irregularidade. O equipamento registra os limites de velocidade, distâncias percorridas, tempo de movimento e parada do veículo.

O condutor foi autuado com uma multa no valor de R$130,16 e o veículo foi retido para cumprimento do tempo de descanso necessário.





Pernambuco: 3,8 milhões de pessoas não possuem serviço de coleta e tratamento de esgoto



Em debate na Câmara dos Deputados, o saneamento básico pode ter um novo marco regulatório para incentivar mais investimentos no setor e combater o déficit na cobertura dos serviços de água e esgoto no país.

Números do anuário Panorama do Saneamento, com base em dados do SNIS – Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, do Ministério do Desenvolvimento Regional, indicam que 3,8 milhões de pernambucanos não têm serviço de esgotamento sanitário, e 1,9 milhão não possui acesso à água potável no estado.

No Brasil, mais de 100 milhões de pessoas não têm acesso a coleta de esgoto e 30 milhões não recebem água tratada em casa. O país precisa no mínimo dobrar a atual média de investimento no setor (R$ 10 bilhões/ano) para conseguir cumprir a meta de oferecer saneamento básico a toda a população até 2033, de acordo com o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab).

O Congresso está discutindo o projeto de lei 3.261/2019, que moderniza o marco legal do saneamento e permite maior participação de empresas privadas no provimento de serviços de saneamento. A perspectiva é que o PL 3.261 seja votado no plenário da Câmara até o final de outubro.

Três golfinhos mortos em dois dias nas praias de Maceió



Na tarde desta terça-feira (29) o terceiro animal foi achado por moradores da Garça Torta, que gravaram um vídeo e divulgaram nas redes sociais. 


Os animais estão sendo levados para o campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Viçosa, na Zona da Mata de Alagoas, onde está localizado o prédio de Medicina Veterinária. Lá será realizada a necropsia para tentar descobrir as causas das mortes.

Óleo que vazou foi extraído de três campos na Venezuela, diz Petrobras




Por: Agência Brasil

O diretor de Assuntos Corporativos da Petrobras, Eberaldo Neto, disse nesta sexta-feira (25) que a análise de 30 amostras do petróleo recolhido de praias do Nordeste permitiu concluir que ele foi extraído de três campos de produção na Venezuela. Em uma entrevista coletiva concedida à imprensa para analisar os resultados do balanço do terceiro trimestre de 2019, Neto esclareceu que a companhia agiu assim que foi acionada pela União, no início de setembro, e recolheu 340 toneladas de resíduos das praias.

“A gente fez análise em mais de 30 amostras e concluiu que é de três campos venezuelanos”, disse Neto. “A origem do vazamento é outra coisa. A gente entende que é na costa brasileira”.

O vazamento teria ocorrido no Oceano Atlântico, em uma região no caminho de uma corrente marinha que vem da África e se bifurca, seguindo para a costa setentrional do Nordeste, de um lado, e para a Bahia e o Sudeste, do outro, passando pelos locais onde o óleo tem sido recolhido.

“A gente sabe que foi em um ponto desse de bifurcação que foi a origem do vazamento. Provavelmente, um navio passando ali. As autoridades estão investigando”.

Neto destacou que o fato de o petróleo afundar e seguir para o litoral em uma camada abaixo da superfície do mar dificulta a visualização dele com sobrevoos e satélites e também a contenção dele com barreiras.

“A gente tem um centro de defesa ambiental preparado para isso, mas preparado para um óleo da Petrobras, que vaza de instalação da Petrobras, e a gente localiza a fonte e ataca com os instrumentos mais adequados”, disse o diretor, que explicou que o fato de o óleo submergir quase que inviabiliza a contenção dele antes de chegar ao litoral. “Fica praticamente impossível pegar a montante esse óleo e segurar com barreiras e outros instrumentos que a gente tem. O mecanismo de captura tem sido quando a maré e a corrente jogam para a praia. Infelizmente, tem sido esse o jeito, porque, com os mecanismos que a gente detém, é agulha no palheiro para a gente pegar pelas características do óleo”.

O diretor da estatal afirmou que a Petrobras vai distribuir equipamentos de proteção individual em comunidades do Nordeste para que voluntários possam utilizar os equipamentos para se proteger de possíveis intoxicações no contato com a substância.

Neto disse que o foco da Petrobras é continuar o trabalho e qualquer discussão sobre o valor que será ressarcido à companhia pelos recursos gastos será feita posteriormente.
https://bodyfitcaps.com/BANNERS/banner7.gif