BLOG GARANHUNS ONLINE

http://3.bp.blogspot.com/-ovPE6JcG4fE/X-igV-aNM8I/AAAAAAAAGn0/3NzqsCPb7SAcp5NraHMi3b1pKzP2h068wCK4BGAYYCw/s560/UUUU.png

BLOG GARANHUNS ONLINE

6/recent/ticker-posts 1

Cenip Recife participa de projeto de terapia ocupacional desenvolvido pela UFPE

 


 

Iniciativa consiste na realização de encontros para refletir sobre protagonismo,

garantia de direitos e defesa da cidadania com adolescentes atendidos na unidade da Funase

 

O Centro de Internação Provisória (Cenip) Recife está participando de um projeto desenvolvido por docentes e alunos do curso de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A atividade consiste na realização de encontros com adolescentes atendidos no local com o intuito de viabilizar o reconhecimento de possíveis campos de intervenções para a terapia ocupacional na área social. A unidade onde a ação está ocorrendo é administrada pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) de Pernambuco.



De acordo com a professora Ana Lucia Marinho Marques, que tem feito a mediação dos encontros, a atuação dos terapeutas ocupacionais nas medidas socioeducativas deve buscar a emancipação e a autonomia de indivíduos que apresentam dificuldades na inserção e participação social. “Isso pode ser feito a partir de ações que levem o jovem a se reconhecer como protagonista nas situações reais do cotidiano e também buscando atender à necessidade de desenvolvimento e de ampliação de alternativas de prevenção a situações de vulnerabilidade e violência, por meio da defesa da cidadania e da garantia de direitos”, explica.



Durante os encontros, os adolescentes que estão em internação provisória na Funase são inseridos em atividades que envolvem recursos lúdicos, jogos e dinâmicas como forma de aproximação para proporcionar uma reflexão sobre o cotidiano, projetos de vida e cidadania. “Não faz sentido falar em socioeducação quando a gente trabalha isoladamente. A terapia ocupacional tem muito a contribuir, pois dispõe de recursos que focam na autonomia, no exercício da cidadania e no protagonismo dos adolescentes, além de auxiliar nas trajetórias de vida deles”, avalia a coordenadora-geral do Cenip Recife, Cleo Conde.



Seis estudantes do curso de graduação em Terapia Ocupacional estão acompanhando a atividade, que compõe a carga horária prática da disciplina Terapia Ocupacional Social. Os encontros acontecem toda terça-feira. Além do Cenip Recife, outra instituição ligada à área social – o Lar Fabiano de Cristo – está participando do projeto como instituição parceira. Outras três subturmas vinculadas ao curso da UFPE também estão envolvidas com ações similares, com coordenação de outros docentes.

Postar um comentário

0 Comentários