BLOG GARANHUNS ONLINE

http://3.bp.blogspot.com/-ovPE6JcG4fE/X-igV-aNM8I/AAAAAAAAGn0/3NzqsCPb7SAcp5NraHMi3b1pKzP2h068wCK4BGAYYCw/s560/UUUU.png

BLOG GARANHUNS ONLINE

6/recent/ticker-posts 1

Projeto de pintura ensina socioeducandos a reproduzir obras de Cícero Dias


“Pintando me sinto livre. Nas telas reproduzo os lugares que quero conhecer quando sair da Funase”. Esse é o sentimento que vem sendo despertado nos oitos adolescentes que cumprem medida socioeducativa, na unidade da Funase, em Vitória de Santo Antão. Eles estão participando da primeira turma do Curso de Pintura “Eu Vi o Mundo”.

E, para apresentar a arte para os jovens, o agente socioeducativo e artista plástico, Wemison Araújo, escolheu o pernambucano e um dos maiores representantes da arte modernista, Cícero Dias. “Trazer um artista do nosso estado fez toda a diferença para o curso. A história de Cícero traz uma identificação forte com a realidade, abordando temas e paisagens do cotidiano pernambucano. Por isso o nome do curso é parte de uma das obras mais conhecidas de Cícero Dias ‘Eu vi o mundo... ele começava no Recife’”.
style="text-align: justify;">
De acordo com o professor, durante as aulas, os socioeducandos, que nunca tinham pego em um pincel, aprendem técnicas básicas de pintura, a exemplo da mistura de cores. Um dos alunos, o adolescente, de 17 anos, disse que é a primeira vez que tem contato com a pintura. "Quando pinto me sinto aliviado. Olho para as nuvens pela janela da cela e já sinto vontade de pegar um papel, um pincel e uma folha para pintar".

A ideia inicial era que as aulas acontecessem apenas no mês de janeiro, durante as férias escolares. Mas, o retorno foi tão positivo que o curso foi prolongado. “A proposta tem contribuído para dar vazão aos sentimentos reprimidos, melhorando a expressividade, ajudando no autocontrole, quesitos importantes no cumprimento da medida socioeducativa”, pontua a coordenadora geral do Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE), de Vitória, Karolinna Ferreira.

A culminância do curso será a exposição dos quadros pintados pelos socioeducandos, no qual a data e local ainda serão definidos. “O mote da exposição será o nome do curso ‘Eu vi o mundo’, onde os adolescentes trarão através da pintura questionamentos e que tipo de produção positiva eles poderão subtrair através dessas vivências, para construir suas narrativas numa nova perspectiva”, conclui o professor, Wemison Araújo.

Cíceros Dias - Cícero Dias (1907-2003) é pernambucano, nasceu no município de Escada, foi pintor, desenhista e ilustrador brasileiro, grande representante da pintura modernista do Brasil. É autor do painel “Eu Vi o Mundo... ele começava no Recife”. A obra causou escândalo pelo tamanho e pelos nus ousados para a época. A rosa dos ventos que fica no centro do Marco Zero, no Recife, é uma das obras de Cícero Dias, que pode ser vista de forma gratuita pelos pernambucanos.

Postar um comentário

0 Comentários