BLOG GARANHUNS ONLINE


 

999999999999999999999999

BLOG GARANHUNS ONLINE

6/recent/ticker-posts 1

FILIG chega à sexta edição com programação online e presencial em Garanhuns



Com o tema “Muito Além das Fadas, o Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns terá bate-papos, oficinas, exposição, seminário e apresentação cultural a partir do dia 1º de abril


Foto: Jacaré 

Começa nesta sexta-feira (1º/04) a culminância da 6ª edição do Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns (FILIG). Até o domingo (03/04), o público poderá participar de apresentações culturais, ações formativas e conversas com autores, escritores e ilustradores convidados para falar sobre “Muito Além das Fadas”, tema deste ano, e os contos maravilhoso.

“Foi uma realização diferente neste ano, com formato adaptado à nova realidade, mas que conseguiu cumprir mais um pouco de seu objetivo, que é transformar Garanhuns em uma cidade leitora”, comenta Pietra Costa, diretora da Ferreira Costa, empresa idealizadora do FILIG junto com a Proa Cultural. Nesta sexta edição, o Festival já realizou em março caravanas de leituras em escolas do município e seminários com escritoras. Foram mais de 1,4 mil pessoas impactadas com as iniciativas.

Os três dias de culminância contarão com espetáculo teatral, quatro Bate-papos e três Ateliês de Criação. Na sexta-feira (1º), no CPC Sesc, as atividades presenciais começam com o espetáculo “Mundo – Em Busca do Coração da Terra”, da Tropa do Balacobaco, grupo teatral de Arcoverde, às 10h30. A partir das 13h30, será realizado o terceiro Seminário FILIG de Leituras, com a autora Heloísa Prieto (SP) falando sobre “O Tempo da Voz”.

Em seguida, às 16h45, Marcilene Pereira media bate-papo com os autores pernambucanos Erica Montenegro e Thiago Corrêa Ramos, este de Garanhuns. Ainda no CPC, o público pode conferir a 3ª edição da ILUSTRImagem, com o tema “Lobo, mau?”. A exposição reúne oito ilustrações de artistas brasileiros. O espetáculo e o bate-papo terão transmissão ao vivo pelo site do festival (filigfestival.com).

No sábado (2), apenas em formato virtual, o FILIG terá dois Bate-papos com Autores: às 8h15, com Marina Colasanti (RJ) e Rosangela Lima (PE) e mediação de Monaliza Rios; e às 10h30, com Roger Mello (RJ) e Ágatha Kretli (PT), mediado por Carolina Mafra de Sá. Às 14h30, o ilustrador Nelson Cruz (MG) realiza o Ateliê de Criação: “Diante do Livro Ilustrado”.


No domingo (3), às 8h15, tem Aline Abreu (SP) e o Ateliê de Criação “Desconstruindo Chapeuzinho”; às 10h30, “Princesas, príncipes e fadas: ainda existe lugar para essas personagens nos dias de hoje?”, é o tema do Ateliê de Criação de Gislayne Avelar Matos (MG). Às 14h30, a escritora indiana Rina Singh é a convidada do Bate-papo com Autora com mediação de Carolina Mafra de Sá.

“Estamos muito felizes com o que estamos percebendo de apropriação das pessoas da cidade pelo projeto e a importância dele para o calendário literário e para a formação de leitores, de todas as idades”, avalia Camila Bandeira, diretora da Proa Cultural. Todas as atividades são gratuitas e as inscrições, limitadas, podem ser realizadas no www.filigfestival.com. Durante o preenchimento, é possível escolher e marcar as atividades de interesse.

FILIG – o Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns é um projeto idealizado pela Ferreira Costa, patrocinadora do evento, em parceria com a Proa Cultural. Conta com o apoio da Secretaria de Educação de Garanhuns, Sesc e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), e realização do Ministério do Turismo – Secretaria Especial de Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura. Desde 2014, vem realizando ações sistemáticas, em consenso com a Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de contribuir com a formação de novos leitores e para a transformação de Garanhuns em uma cidade leitora. As atividades, que são planejadas a cada ano, têm um tempo de maturidade para trazer resultados mais concretos, embora já seja perceptível a mudança de atitude de alguns professores em sala de aula e os momentos de leitura sendo mais valorizados pelas crianças.

Serviço:6º FILIG – Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns
Data: de 1º a 3 de abrilInscrições: gratuitas e limitadas pelo www.filigfestival.com

ProgramaçãoSexta (1º/04) – CPC Sesc (Rua Cônego Beningo Lira, s/n, Centro)
10h30 | “Mundo – Em Busca do Coração da Terra”, da Tropa do Balacobaco (PE)
13h30 | Seminário Literário “O Tempo da Voz”, com a autora Heloísa Prieto (SP)
16h45 | Bate-papo com os Autores – Erica Montenegro (PE) e Thiago Corrêa Ramos (PE). Mediação de Marcilene Pereira
3ª edição da ILUSTRImagem

Sábado (2/04)
8h15 | Bate-papos com Autores – Marina Colasanti (RJ) e Rosangela Lima (PE). Mediação de Monaliza Rios
10h30 | Bate-papo com Autores – Roger Mello (RJ) e Ágatha Kretli (PT). Mediação de Carolina Mafra de Sá
14h30 | Ateliê de Criação “Diante do Livro Ilustrado”, com Nelson Cruz (MG)

Domingo (3/04)
8h15 | Ateliê de Criação “Descontruindo Chapeuzinho”, com Aline Abreu (SP)
10h30 | Ateliê de Criação “Princesas, príncipes e fadas: ainda existe lugar para essas personagens nos dias de hoje?”, com Gislayne Avelar Matos (MG)14h30 | Bate-papo com Autora – Rina Singh (IND). Mediação de Carolina Mafra de Sá

Postar um comentário

0 Comentários