BLOG GARANHUNS ONLINE

http://3.bp.blogspot.com/-ovPE6JcG4fE/X-igV-aNM8I/AAAAAAAAGn0/3NzqsCPb7SAcp5NraHMi3b1pKzP2h068wCK4BGAYYCw/s560/UUUU.png

BLOG GARANHUNS ONLINE

6/recent/ticker-posts 1

Figuinho, voltado para o público infantil, é uma das novidades da 29ª edição do Festival



Entre outras atrações, pela primeira vez no FIG haverá uma programação voltada para as crianças no Palco Pombo Instrumental, nos dias 20, 21 e 27 de julho

Referência nacional quando o assunto é produção cultural para o público infantil, Pernambuco terá durante a 29ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns uma novidade voltada para a criançada: O Figuinho, que vai contar com uma série de atividades lúdicas como contação de histórias, oficinas, além de exibições de filmes, apresentações da cultura popular, teatrais, circenses e musicais. Em toda a programação do Festival, haverá um selo do Figuinho indicando quais atrações são direcionadas para a garotada.

Uma programação inédita e que integra o Figuinho acontecerá durante as tardes dos dois sábados (20 e 27 de julho) no Palco Pombo / Instrumental do Festival (localizado no Parque Ruber Van Der Linden). Uma das atrações confirmadas para o primeiro sábado (20) é a Fada Magrinha, que revelou estar preparando um show especial para o Festival.

“Vamos mostrar no FIG nosso trabalho autoral misturado com o que Pernambuco tem de cultura, com frevo, caboclinho e maracatu, entre outras coisas. É importante um espaço como esse porque mostra o potencial que Pernambuco tem na produção cultural pensada para as crianças. A ideia é que não só a criança seja convidada a entrar no universo, mas também toda a família”, explica a artista.

Quase que diariamente haverá na Praça da Palavra Jomard Muniz de Britto atividades como contação de histórias para crianças, além de alguns lançamentos de livros infantis ao longo da programação do FIG. Na Casa do Saber, entre os dias 22 e 26 de julho, as crianças e seus familiares poderão participar da Oficina de Cinema de Animação, com o Ponto de Cultura A Saga do Audiovisual e Cidadania, do Mestre Lula Gonzaga, também Patrimônio Vivo de Pernambuco.

Além disso, pelo terceiro ano consecutivo, o Outras Palavrinhas levará artistas da cultura popular e contadoras de histórias para interagir com o público infantil. No dia 27 de julho, haverá a participação de duas atrações de Garanhuns: o Reisado Mirim da Convivência, com a presença do Mestre Luiz Gonzaga, Patrimônio Vivo de Pernambuco; e a educadora Yale Feitosa, que é gestora de bibliotecas comunitárias na cidade.

Já a lona de circo montada no Parque Euclides Dourado é um dos polos que mais envolvem a garotada, e tem a expectativa de atrair milhares de crianças (de todas as idades) durante as apresentações. Uma novidade este ano é que o FIG terá sessões em dobro nos dois sábados (20 e 27) e no domingo (21) do festival, às 14h e 16h. Os ingressos serão distribuídos pela manhã, às 10h, na própria lona.

No domingo (21), por exemplo, haverá a Mostra de Números Circenses com várias apresentações com a participação da Escola Pernambucana de Circo (EPC), que já participou de 15 edições do festival. “Na mostra a gente vai ter dois palhaços, Anito e Aninha, costurando os números. E vamos ter Maria Caroline, que vai apresentar um número de lira com contação de história”, explica Fátima Pontes, gestora da EPC, que atualmente atende a 100 crianças e adolescentes do Recife.

Há ainda opções de espetáculos teatrais no Teatro Luiz Souto Maior, onde duas peças infantis podem ser assistidas por toda a família: “Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos” (PR), no domingo (21); e “Tagarelando” (RJ), no sábado (27), ambas às 11h.

Serviço
Figuinho no Palco Instrumental
Parque Ruber Van Der Linden
20 e 27 de julho | 14h às 17h

Praça da Palavra Jomard Muniz de Brito
Atividades diárias

Teatro-infantil – Teatro Luiz Souto Dourado (Av. Afonso Pena, 85 – São José, Garanhuns – PE)
“Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos” (PR), no domingo (21); e “Tagarelando” (RJ), no sábado (27), ambas às 11h

Lona de Circo do FIG
Parque Euclides Dourado
20 a 27 de julho

Postar um comentário

0 Comentários