BLOG GARANHUNS ONLINE


 

999999999999999999999999

BLOG GARANHUNS ONLINE

6/recent/ticker-posts 1

Livro destaca a importância de formar profissionais da educação para o enfrentamento ao abuso sexual na primeira infância

Foto MacdouglasImpressoLivro  divulgação.
 
Entre Chapeuzinhos Vermelhos e Lobos Maus traz subsídios para que os profissionais da educação saibam como identificar casos desta violação. Obra foi escrita pelos psicólogos e pesquisadores Macdouglas de Oliveira e Pompeia Villachan-Lyra

Para fortalecer a rede de proteção de crianças e adolescentes, os psicólogos e pesquisadores Macdouglas de Oliveira e Pompeia Villachan-Lyra trazem no livro Entre Chapeuzinhos Vermelhos e Lobos Maus a importância da atuação de professoras e instituições de ensino na identificação e enfrentamento de casos de abuso sexual na primeira infância. A obra defende a execução de formações continuadas para que os profissionais tenham o conhecimento necessário para identificar a prática dessa violência.


Na obra, os autores legitimam a atuação das instituições de ensino como parte integrante e fundamental do sistema de garantia de direitos das crianças e adolescentes tanto na perspectiva de contribuir para um exercício profissional que considere a escola um lugar preventivo, quanto para o entendimento de como agir diante da identificação de casos de abuso sexual. “É preciso promover formações contínuas que contemplem práticas preventivas ainda na educação infantil e potencializa a escola como um espaço de garantia de direitos. Nosso objetivo é fortalecer uma atuação em rede e fazer com que o livro seja um aliado dos profissionais da educação infantil”, destaca Macdouglas de Oliveira.


O material faz um alerta ainda sobre a relevância da construção de um Projeto Político Pedagógico que contemple discussões e atividades sobre temáticas em torno das violências sexuais e sexualidade.


O livro é resultado de uma pesquisa de ação construída durante o mestrado de Macdouglas de Oliveira, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O tema foi escolhido após o pesquisador, que também atua como gerente estadual de Políticas para a Criança, identificar a escassez de materiais sobre o assunto. Além de ser um guia de orientação para os profissionais de educação infantil, o exemplar também é uma importante ferramenta de informação sobre os conceitos de abuso sexual infantil para os pais e a sociedade. A obra está disponível para compra online nas livrarias e lojas de departamento.

Postar um comentário

0 Comentários