BLOG GARANHUNS ONLINE

http://3.bp.blogspot.com/-ovPE6JcG4fE/X-igV-aNM8I/AAAAAAAAGn0/3NzqsCPb7SAcp5NraHMi3b1pKzP2h068wCK4BGAYYCw/s560/UUUU.png

BLOG GARANHUNS ONLINE

6/recent/ticker-posts 1

Filmes pernambucanos, mais espaço para exibição, homenagens e debates norteiam a programação de cinema no FIG



Todas as sessões são gratuitas e os ingressos podem ser retirados com uma hora de antecedência onde acontecerão as sessões, no Sesc-PE ou Cine Eldorado


O 30º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) recebe a 15ª Mostra de Cinema no FIG. Ou seja, o cinema também tem uma marca importante a comemorar durante essa edição especial do festival. Ao longo dos anos, a exibição de filmes e curta-metragens foi se transformando numa das programações diurnas e vespertinas mais concorridas do FIG. Este ano, de 22 a 29 de julho, não será diferente. Todas as sessões são gratuitas e os ingressos podem ser retirados com uma hora de antecedência.

Pela manhã, a maioria dos filmes é voltada para o público infanto-juvenil. São três curta metragens por dia, com perfis variados, com o objetivo de agradar a todo público infantil. Destaque para o primeiro longa de animação pernambucano, que será exibido no sábado (23). Além da Lenda (ver sinopse abaixo), que já foi série de TV, livro, e agora virou filme. Outro destaque para o público infantil é o filme O Pergaminho Vermelho, longa de aventura de animação que está sendo bem cotado por onde é exibido.

A programação noturna deste ano tem dois locais de exibição: no tradicional Cine Eldorado, mas também no Sesc. No Eldorado, serão exibidos filmes que já estão em algumas salas de cinema e circulando por festivais. Entre eles, Carro Rei, um filme de ficção da pernambucana Renata Pinheiro, com Mateus Nachtergaele, que foi premiado no Festival de Cinema de Gramado.

A Mostra de Cinema no FIG reserva espaço para alguns lançamentos, como Sapato 36, filme documentário do também pernambucano Petrônio de Lorena, gravado nos campos de várzea do Recife, sobre a importância desses campeonatos. Entre os pernambucanos, imperdível também o documentário Manguebit, do pernambucano Jura Capela, ainda mais porque nos 30 anos do FIG, os 30 anos do movimento Manguebeat também estão sendo celebrados, com shows, mas também lançamento de livros e de filmes. O longa está marcado para uma sessão no cinema do Sesc, às 19h, no dia 21.

Também se destacam na programação debates importantes para a sociedade contemporânea, como as problemáticas das questões raciais. Elas estão espelhadas em produções como a videoarte Sethico, de Wagner Montenegro, que trata do tráfico negreiro no Recife; além de Medida Provisória, de Lázaro Ramos, uma ficção distópica onde por meio de uma media provisória o governo brasileiro obriga os negros a migrarem pra a África, a fim de retornarem às suas origens.

Além do documentário Danças Negras, de João Nascimento e Firmino Pitanga. O filme aborda a temática da arte negra que trilha caminhos poéticos fundamentados na ancestralidade, trazendo depoimentos de importantes personagens das artes, mestres e mestras da cultura popular e intelectuais acadêmicos, que discutem a existência e a presença da cultura negra na contemporaneidade.

Para mais informações e detalhes sobre a 30ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, acesse: www.culturape.gov.br/fig2022. Clique aqui e confira a programação completa do evento.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO AUDIOVISUAL NO FIG


QUINTA-FEIRA, 21/07
19h - CINEMA SESC
Longa-metragem Manguebit, Jura Capela
Duração do filme: 1h41
Sinopse: O filme Manguebit experimenta a liberdade do pensar do mangue por meio de uma linguagem multifacetada, que reúne ideias e ideais, refletindo a ousadia que deu vazão ao grande símbolo do movimento: uma antena parabólica enfiada na lama dos estuários.

SEXTA-FEIRA, 22/07
10h30 – CINEMA ELDORADO
Pernambuco animado (curtas)
As Aventuras de Tita, Eduardo Padrão - 11’
Adeus (2018), Marília Mafé - 12’
Pedrinho e a chuteira da sorte (2015), Marcos França - 35´

21h10 - CINEMA ELDORADO
Longa Carro Rei, Renata Pinheiro + Debate com a diretora
Sinopse: Uno tem um dom fantástico: ele pode escutar e falar com carros. Ele nasceu dentro do primeiro carro da frota de táxis da família, um motivo de grande orgulho para seu pai, Josenildo. Durante a infância, Uno e o carro eram melhores amigos, até que um evento trágico muda seu destino.

SÁBADO, 23/07
10h30 - CINEMA ELDORADO
Longa Além da Lenda, dos diretores Marília Mafé e Marcos França + Debate com os diretores.
Sinopse - O filme amplia as histórias e personagens do desenho da televisão, que também estão presentes em diversos formatos e plataformas, como em 9 livros, redes sociais, podcast entre outras coisas. Ulisses Brandão, Produtor Executivo e Roteirista da série e do filme, explica que também queria levar o folclore brasileiro para o cinema. Um dos destaques do filme é o Saci.

19h SESC – CINEMA

Giga 2ª Temporada, de Tarciano Valério
Sinopse - Acontecimentos diversos surgem no interior pernambucano através da influência do monge Martinho, um homem enigmático que se passa por um sábio religioso, seguro de suas convicções quanto ao suicídio. Paralelo a isso, Bob capitaneia pessoas para uma aventura mortífera. Logo, instala-se uma rede de manipulações, intrigas e surpresas, quando as intenções de Bob e Martinho tomam proporções dramáticas na vida de muitas pessoas, fazendo aflorar sofrimento, prazer e ódio. Diante da rede de perversões e ciladas em Giga, um personagem surge propondo uma saída para todo conflito.

Episódio 01: Delírios e Negócios

Episódio 02: Emboscada

Episódio 03: Grande Aflição

Episódio 04: Enjaulados

Episódio 05: Viver ou Morrer

Episódio 06: A vida como obra de arte

21h10- CINEMA ELDORADO
Longa Piazzola, Os anos do tubarão, de Daniel Rosenfeld
Sinopse: Um retrato de Astor Piazzolla, o bandoneonista e compositor argentino que revolucionou o tango, se tornando uma figura controversa em seu próprio país. Seu filho revela sua coleção privada pela primeira vez, revelando complicados relacionamentos e um olhar único sobre a mente de um gênio musical através de imagens de arquivo, inúmeras performances e gravações de Piazzolla.

DOMINGO, 24/07
10h30 - ELDORADO
Longa O Pergaminho Vermelho, de, Nelson Botter Jr.
Sinopse: Este filme conta a história de Nina, uma garota que encontra um misterioso pergaminho vermelho que a leva a Telurian, um mundo mágico habitado por criaturas mitológicas. Com a ajuda de um pequeno grupo de heróis, ela terá que enfrentar várias provas e derrotar o Lorde das Trevas para salvar o mundo e poder voltar para casa.

21h10 CINEMA ELDORADO
Videoarte Sethico, de Wagner Montenegro

Sinopse: Esta travessia começa no rio Capibaribe, por onde muitas pessoas traficadas de África entraram no Brasil. Seguimos por lugares que quase escondem o horror da tragédia colonial, que são o cenário do massacre de muitas vidas negras no Recife. Apesar de tudo isso, encontramos estratégias para sobrevivermos à feiura do mundo. Seth é o juiz; e Sethico, seu julgamento.

21h30 - CINEMA ELDORADO
Longa Medida Provisória, de Lázaro Ramos

Sinopse: Em um futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória, em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, provocando uma reação no Congresso Nacional. O Congresso então aprova uma medida que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornar a suas origens. Sua aprovação afeta diretamente a vida do casal formado pela médica Capitú (Taís Araújo) e pelo advogado Antônio (Alfred Enoch), bem como a de seu primo, o jornalista André (Seu Jorge), que mora com eles no mesmo apartamento. Neste apartamento, os personagens debatem questões sociais e raciais, além de compartilharem anseios que envolvem a mudança de país.

SEGUNDA, 25/07
10h30 - CINEMA ELDORADO
Pernambuco Animado
Série Além da Lenda (2018), Alisson Ricardo
Sinopse: A animação pernambucana Além da lenda, produzida pela Viu Cine, retrata com humor e aventura uma crise existencial dos principais personagens do folclore brasileiro. A Cuca já não assusta mais a criança que não dorme no horário determinado. Boto, antes um irresistível sedutor, amarga a incapacidade de conquistar as pessoas. Preocupados com a possibilidade do desaparecimento e com a falta de credibilidade diante das crianças, eles vão recorrer a um terapeuta – o personagem Sr. LH.

19h - CINEMA SESC
Mostra A Multiplicidade na Criação Audiovisual: Expondo Processos Criativos (4 filmes + debate)

1.Videopoesia Entardecer (2013)
2.Curta-metragem em animação em rotoscopia Escalpelo (2015)
3.Documentário com comunidade quilombola Apepu (2014)
4. Produção live action Sobre Olga (2020)

TERÇA-FEIRA, 26/07
10h30 - CINEMA ELDORADO
Pernambuco Animado
Pedrinho e a Chuteira da Sorte (2018), Marcos França
Sinopse: Pedrinho é morador do bairro do Trem e joga pelo time Tremendão Futebol Clube. O sonho dele é ser um jogador profissional e conhecer o seu ídolo, um craque muito famoso chamado Andrei. A chuteira de Pedrinho é muito especial. Ela adquire características humanas e se transforma no melhor amigo do garoto, o aconselhando em situações difíceis.

19h – CINEMA SESC

Mostra 50 anos da animação em Pernambuco + debate
1. Vendo/Ouvindo (1972), De Lula Gonzaga e Fernando Spencer



2. A Saga da Asa Branca (1979), De Lula Gonzaga

3. A Árvore do Dinheiro (2002), De Marcos Buccini e Diego Credidio

4. Visceral (2012), De Bruno Cabús

5. Salu e o Cavalo (2013), De Cecília da Fonte

6. Barbas De Molho (2011) De Eduardo Padrão e Leonardo Amorim

7. Fazendo Rosa (2017), Chia Belotto

8. Quando A Chuva Vem? (2019), De Jefferson Batista

9. Papa Figo (2014), De Paulo Leonardo




QUARTA-FEIRA, 27/07
10h30 - ELDORADO
Longa O Pergaminho Vermelho, Nelson Botter Jr.



Sinopse: Este filme conta a história de Nina, uma garota que encontra um misterioso pergaminho vermelho que a leva a Telurian, um mundo mágico habitado por criaturas mitológicas.



18h CINEMA SESC

Documentário Danças Negras, João Nascimento e Firmino Pitanga

Sinopse: O documentário longa-metragem aborda a temática da arte negra que trilha caminhos poéticos fundamentado na ancestralidade, nas movimentações estéticas, políticas e sonoras, oriundas das diásporas africanas no Brasil e outros desdobramentos urbanos marcados pela transculturalidade. O documentário conta com depoimentos de importantes personagens das artes, mestres e mestras da cultura popular e intelectuais acadêmicos, que discutem a existência e a presença da cultura negra na contemporaneidade.



19h - CINEMA SESC

1ª Mostra Além-Mar de Animação: Edição Pe + Debate

1. Estamos Vivos, do Coletivo Ficcionalizar.

2. Vídeo clipe de Kaê, Espelho Meu, realizado por Kadu Xucuru

3.Exercício de Arquivo, de Abiniel João Nascimento

4.Bardo do Sonho, de Letícia Barros

5. Quando a Chuva Vem?, de Jefferson Batista

6. Bia Desenha, de Kalor Pacheco e Neco Tabosa.




QUINTA-FEIRA, 28/07
10h30 - CINEMA ELDORADO
Pernambuco Animado (Curtas)
A Turma do Zé Alegria, Marcos França - 30’
Pedrinho e a Chuteira da Sorte (2015), Marcos França - 35’






18h40- CINEMA ELDORADO
Longa Manguebit, de Jura Capela + Debate com o diretor



19h CINEMA SESC

Longa Samba de Latada (com Josildo Sá), de João Lucas Melo + Debate com o diretor

Sinopse: Gravado entre Tacaratu, no Sertão de Pernambuco, e o Recife, o filme faz uma imersão sonora entre o gênero que permeia o forró e o samba, apresentando canções, artistas locais e músicas do gênero feitas especialmente para o material documentado. O cantor e compositor Josildo Sá, natural de Tacaratu e artista que divulga o gênero musical a partir do seu repertório, costura essa narrativa visitando lugares, entrevistando pessoas e recriando uma “latada” para mostrar as origens desse tipo de forró.


SEXTA-FEIRA, 29/07
10h30 - CINEMA ELDORADO
Pernambuco Animado
As Aventuras de Tita (inédito), Eduardo Padrão - 11’
Além da Lenda (2018), Alisson Ricardo- 60‘


21h10 - CINEMA ELDORADO

Longa Sapato 36, de Petrônio Lorena + Debate com o diretor

Sinopse: Rodado na cidade do Recife, o filme apresenta o futebol de várzea praticado no bairro de Santo Amaro. Sonhos, realidade e sentimentos de árbitros, jogadores e jogadoras dividem a bola com as lembranças de famosos nomes que passaram pelo bairro como Mauro Shampoo e o tetra campeão mundial Ricardo Rocha.



18h – CINEMA SESC

I Mostra de Documentários Indígenas: “Povos das Terras De Pernambuco”, Por Lucas Mariunho Tavares


SÁBADO, 30/07
19h – CINEMA SESC

Mostra na Tela - Cinema de Mulher da Zona Da Mata no FIG, Por Manu Leite e Thalita Medeiros + Debate

- Painho e o Trem (2016), de Mery Lemos

- Solo de Brunna (2021)

- Eu Sou Raiz (2021), de Cíntia Lima e Lilian Alcântara

- Dona Célia e o Coco de Seu Manue(2021), de Gabriela Monteiro

Postar um comentário

0 Comentários