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Como o estudante pode aliviar o estresse antes do ENEM? Psicóloga orienta feras



No próximo final de semana começam as avaliações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), as provas aconteceram em dois finais de semana distintos (21 e 28). Os estudantes estão tensos com a maratona que virá nos próximos dias. A prova é para muitos alunos a oportunidade de realizar um sonho de entrar numa faculdade e com isso gera uma expectativa enorme diante de tantos desafios.

A professora, psicóloga e coordenadora do curso de psicologia da Faculdade Alpha, Rucenita Queiroz, diz que é fundamental o controle emocional para que os participantes consigam se dar bem durante o período que serão avaliados.

De acordo com a especialista, grande parte dos alunos que irão concorrer ao exame, cometem alguns erros que devem ser evitados antes e durante a realização da prova. “Muitos acreditam que precisam ler e estudar durante a noite acreditando que desta forma pode facilitar a lembrança no dia da prova. É um erro constante pois a noite de sono deve ser mantida, desta forma o aluno se sentirá menos cansado”, conta ao reforçar que é hora de manter a calma e manter o equilíbrio corporal e da mente.



A profissional listou algumas dicas:

1. Antes e durante a prova o aluno precisa estar bem alimentado com comida leve, hidratado. Para evitar estresse no dia da prova, às vésperas do exame, o aluno precisa reforçar locais e horários. Levar água e biscoito;

2. Em caso de ansiedade e nervosismo bem comum na hora da prova, buscar respirar calmamente, uma respiração diafragmática. Respirando e expirando lentamente;

3. No dia da prova, o candidato deve procurar ler a avaliação e eliminar as questões mais cansativas. Deixando para o final as mais simples;

4. Priorizar a revisão de conteúdos já estudados e não de assuntos novos, para não gerar mais desconfortos na hora da prova;

5. Treinar redação, buscar assuntos da atualidade.

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